Especial Séries: Descobrindo Os Doramas

Jardim de Meteoros Netflix

A Origem dos Doramas

Dorama é como são chamadas as séries televisivas de drama moderno dos países asiáticos. O termo vem da pronúncia japonesa para drama.

A onda dos doramas teve início no Japão no final dos anos 80, por influência de filmes como O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (St. Elmo's Fire, de 1985), que abordava as vidas de jovens adultos. O filme ficou famoso por revelar jovens astros como Emilio Estevez, Rob Lowe e Demi Moore que, atuando juntos em vários filmes, ganharam o apelido coletivo de brat pack ("bando de fedelhos", em tradução livre), uma referência ao mais antigo rat pack ("bando de ratos"), por sua vez formado por astros como Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr., que da mesma forma atuaram juntos em vários filmes, incluindo a primeira versão de Onze Homens e um Segredo (Ocean's Eleven, de 1960).

O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas

Doramas Japoneses versus Novelas Brasileiras

Os doramas japoneses têm muito em comum com as novelas brasileiras, sendo um veículo para astros televisivos e venda de álbuns de trilha sonora com canções populares de seu país, mas, estruturalmente, estão mais próximos daquilo que a TV brasileira chama de minissérie, com relativamente poucos episódios.

Há doramas matutinos e vespertinos, mas, como ocorre com as novelas, o horário de maior audiência é o noturno, e a maioria é formada por dramas românticos. Porém, diferentemente das novelas, os doramas não se resumem a isso.

Embora o termo seja mais diretamente associado a histórias com foco na vida moderna, há uma grande variedade de gêneros, incluindo histórias de samurais (um gênero conhecido como jidaigeki), de detetive e até de terror, e nesse sentido os doramas se aproximam mais dos seriados estadunidenses. Ou seja, o moderno muitas vezes está mais no formato do roteiro do que na ambientação.

A propósito, os tokusatus não se classificam como doramas, sendo um formato à parte.

Vale Tudo Trilha Sonora Internacional

Meu Primeiro Dorama: Akai Ito

O primeiro dorama que eu vi foi Akai Ito, de 2008, um drama adolescente baseado na lenda do fio vermelho do destino, que supostamente liga pessoas que estão destinadas a se encontrar e se relacionar romanticamente, como almas gêmeas. Segundo a lenda, o fio pode se embaraçar, esticar, ou se enrolar, mas nunca se parte.

Vi esse dorama com minha esposa Marina pouco depois de nos casarmos, e na mesma época vimos o anime InuYasha, que tem relação com essa lenda também. Mas só recentemente voltamos a nos interessar por doramas.

Akai Ito

Doramas Japoneses, Chineses e Sul-Coreanos

Embora o termo venha do Japão, há igualmente doramas de outros países asiáticos. Os doramas japoneses são também chamados de j-dramas, os chineses de c-dramas e os sul-coreanos de k-dramas.

A Onda Coreana

Os que mais têm chamado a atenção do Ocidente nos últimos anos são os doramas sul-coreanos. A Coreia do Sul tem investido pesado em cultura, levando seus filmes, séries, músicas e até quadrinhos a terem bastante relevância internacional, tendo por consequência o aumento de seu soft power. Esse fenômeno cultural, que pode ser claramente visto no boom do k-pop e na vitória de Parasita no Oscar, tem sido chamado de Onda Coreana ou Hallyu.

Em política, soft power (em português, "poder suave") é o nome dado ao poder que um país tem de influenciar sutilmente o comportamento ou interesses de outros países por meio de sua cultura, em oposição ao hard power ("poder duro"), que é o poder de influenciar os outros países através de recursos militares e econômicos, esses nem um pouco sutis. A importância de cada país no mundo se mede por esses dois poderes, de modo que, se um país não tem muitos recursos militares ou econômicos, investir em tornar sua cultura conhecida e admirada internacionalmente é um bom modo de aumentar seu valor no cenário mundial.

Tal investimento é algo que infelizmente não tem sido feito no Brasil, onde, pelo contrário, o governo dá cada vez menos incentivo à cultura. Hard power o Brasil nunca teve, e o soft power do país, que já não era tão grande assim, está ficando ainda menor. Queria eu ver o governo brasileiro seguindo o bom exemplo do governo sul-coreano, e ver a cultura nacional se destacando no mundo todo.

K-Pop

Descobrindo Os Doramas da Netflix

De qualquer modo, foi buscando animes no catálogo da Netflix que, em 2020, eu e a Marina nos deparamos por acaso com uma longa seleção de doramas, e, enquanto eu usava grande parte do meu tempo livre para praticar desenho e trabalhar na história em quadrinhos que pretendo lançar em breve, ela já viu seu primeiro dorama coreano.

Vendo o quanto ela estava gostando, eu logo fiquei com vontade de ver doramas também, e comecei a acompanhá-la quando podia.

Assim, nos últimos meses, alguns doramas nós vimos juntos, e outros ela viu sozinha aproveitando os momentos em que eu desenhava ou fazia qualquer outra coisa. Ela ficou tão fascinada com os doramas que maratonou vários, às vezes indo madrugada afora!

Doramas que Ela Viu na Netflix

Até o momento, estes são os doramas que a Marina viu sozinha (eu vi só algumas cenas isoladas) e recomenda:

Oh My Ghost
1. Oh My Ghost (O Naui Gwisinnim) é um k-drama de 2015 sobre uma tímida assistente de cozinheiro que é possuída pelo fantasma de uma virgem sedutora. Lee Jung-eun, a governanta de Parasita, participa do dorama no papel de uma xamã.


Ombro Amigo
2. Ombro Amigo (Zhì Wǒmen Nuǎn Nuǎn de Xiǎoshí Guāng) é um c-drama de 2019 sobre uma estudante que divide um apartamento com um jovem gênio da física. O título em inglês vem de uma música dos anos 50, Put Your Head on My Shoulder (traduzindo, "Coloque Sua Cabeça no Meu Ombro"), do cantor canadense Paul Anka.


Jardim de Meteoros
3. Jardim de Meteoros (Liúxing Huayuán) é talvez o mais famoso, um c-drama de 2018 que mistura os enredos de um dorama taiwanês de 2001 de mesmo nome e do bem-sucedido mangá shoujo japonês Hana Yori Dango, focando-se no envolvimento de uma garota comum com um rapaz rico. Tem uma ótima trilha sonora!


Love Alarm
4. Love Alarm (Joahamyeon Ullineun) é um k-drama de 2019 sobre um aplicativo que notifica quando alguém num raio de 10 metros sente amor pelo usuário. É o único desta lista que está disponível dublado em português, e não apenas legendado, talvez por ser o único produzido pela própria Netflix. Também é único a ter mais de uma temporada, sendo que a segunda está prevista para 2021. É baseado num webtoon criado por Chon Kye Young, uma das quadrinistas mais populares da Coreia do Sul, que pode ser lido em coreano aqui (não encontrei tradução).


Good Morning Call
5. Good Morning Call (Guddo Moningu Koru) é um j-drama de 2016 baseado no mangá shoujo japonês de mesmo nome, sobre os relacionamentos de um grupo de jovens do ensino médio à universidade.


Well-Intended Love
6. Well-Intended Love (Nai He BOSS Yao Qu Wo) é um c-drama de 2019 sobre uma atriz que faz um acordo com um executivo para conseguir um transplante de medula óssea. Apesar do tema sério, é um dorama leve e divertido.


Pousando no Amor
7. Pousando no Amor (Sarangui Bulsichak) é um k-drama de 2019 sobre uma sul-coreana que, voando de parapente, é levada por uma ventania e acaba caindo na Coreia do Norte! De maneira divertida, a trama apresenta os contrastes entre as duas culturas.


Chocolate
8. Chocolate (Chokollit) é um k-drama de 2019 sobre um menino que sonha em ser cozinheiro mas, ao crescer, se torna um neurocirurgião. O dorama fala dos traumas que indivíduos trazem para dentro de seus relacionamentos.


O Rei Eterno
9. O Rei Eterno (Deo King - Yeongwonui Gunju) é um k-drama de 2020 que contrapõe a Coreia do Sul atual com uma Coreia do Sul de um universo paralelo onde o país ainda é uma monarquia.


Porque Esta é a Minha Primeira Vida
10. Porque Esta é a Minha Primeira Vida (Ibeon Saengeun Cheoeumira) é um k-drama de 2017 sobre um contrato de casamento realizado apenas para que uma moça possa ser inquilina no apartamento de um rapaz sem que os familiares se revoltem.


Mystic Pop-up Bar
11. Mystic Pop-up Bar (Ssang Gap Pocha) é um k-drama de 2020 baseado num webtoon sul-coreano de fantasia sobre um bar misterioso. Criado por Bae Hye-soo, o webtoon pode ser lido em coreano aqui (não encontrei tradução).


Nosso Lugar Secreto
12. Nosso Lugar Secreto (Du Jia Ji Yi) é um c-drama de 2019 sobre o romance entre um físico e uma estudante universitária. O título em inglês vem de uma música dos anos 2000, Somewhere Only We Know (traduzindo, "Um Lugar que Só Nós Conhecemos"), da banda britânica de rock alternativo Keane.


I Hear You
13. I Hear You (Zui Dong Ting De Shi) é um c-drama de 2019 baseado numa webnovel sobre uma dubladora que participa de um programa de namoro na TV.


The Perfect Match
14. The Perfect Match (Ji Pin Jue Pei) é um c-drama de 2017 sobre uma vendedora simples e um chef esnobe que se enfrentam num desafio culinário. É provavelmente o mais engraçado da lista, com cenas hilárias!

Quase todos são comédias românticas. As exceções são Love Alarm, Chocolate, Nosso Lugar Secreto e O Rei Eterno, que são mais sérios, e Mystic Pop-up Bar, cujo tom varia bastante entre os episódios. Esse último, aliás, a Marina quer ver de novo, dessa vez junto comigo, assim como Pousando no Amor, que, por mostrar as duas Coreias, me interessou bastante!

Doramas que Eu Vi na Netflix

Por enquanto, foram nove os doramas que eu vi com a Marina do início ao fim na Netflix. Só não vou descrevê-los aqui porque logo vou postar resenhas detalhadas de cada um deles: Hey, Ghost, Let’s Fight; Primeira Vez Amor; Cheese in the Trap; Paixão Imprevista; Love O2O; Tudo Bem Não Ser Normal; Itaewon Class; Strangers from Hell; e o nostálgico Responde 1997, o primeiro de uma trilogia de doramas ambientados nos anos 90 e 80.

Postarei também um texto sobre os webtoons, já que muitos doramas são inspirados neles. Será o próximo post do blog!

Sua Vez!

E você, já conhecia os doramas? Pretende ver algum dessa lista? Gosta das culturas asiáticas? Quero saber sua opinião!

Siga o blog no Instagram, no Facebook ou no Twitter para estar sempre por dentro das novas resenhas, compartilhe a resenha nas suas redes sociais para ajudar o blog a crescer, aproveite para ler meus quadrinhos, e deixe seu comentário aqui embaixo!

É sua vez de dizer o que achou! 😊

Comentários