Especial Passeios: 2° Intercâmbio na Disney, NY, LA e a Realidade Cyberpunk

Cyberpunk 2077 Paisagem

Dez Anos Depois

No início de 2010, inaugurando meu blog, postei uma pequena retrospectiva da minha experiência de intercâmbio na Disney em 2009 e dos meses que se seguiram, com a minha readaptação à vida em São Paulo, terminando com uma comparação entre as minhas expectativas para aquele ano e o filme 2010 - O Ano Em Que Faremos Contato. Esta nova postagem será uma continuação daquela, celebrando os dez anos da estreia do blog com uma retrospectiva do que se passou depois de 2010, e terminará com uma nova comparação.

A postagem marca a retomada do blog, também, depois de muito tempo sem novas postagens. Antes de 2010 eu já havia começado outros blogs, mas, quando inaugurei este, decidi que seria o definitivo. Aos poucos, porém, fui trocando o blog pelo Facebook. Postei quase 200 resenhas de filmes, quadrinhos, seriados e outras coisas no Facebook, o que hoje acho que foi um erro, porque no Facebook os textos vão se perdendo na linha do tempo. Redes sociais são boas para divulgação, mas um blog permite uma organização muito melhor dos textos. Estou corrigindo esse erro agora! Vou transferir todas as resenhas do Facebook para o blog, revisadas e melhoradas, uma de cada vez, intercaladas com novas resenhas.

Um Ano de Luto

Felipe Duprat O único ano em que não escrevi nenhuma resenha foi 2011. O que me lembro é que muitas coisas ruins aconteceram na época, e a pior delas foi a morte do meu irmão Felipe Duprat, que me deixou devastado. Eu e o Felipe tínhamos um site onde ele postava os games que ele desenvolvia e eu postava as minhas histórias em quadrinhos, e compartilhávamos o sonho de fazer esse site crescer. Cheguei a falar desse site na primeira postagem do blog, também. Sem o meu parceirinho, eu perdi o rumo. O site foi sendo deixado de lado, assim como este blog, porque eu nem sabia mais como continuar. Mas o sonho nunca acabou. De luto, eu ainda parei de desenhar por uns tempos, mas sempre com a intenção de voltar a fazer quadrinhos e retomar o site, até mesmo como uma forma de realizar nosso sonho, por mim e pelo Felipe.

De Volta à Disney

Wizarding World of Harry Potter

Como uma oportunidade para eu tentar me animar, em 2012 a Disney me chamou para trabalhar lá de novo, desta vez por três meses, de maio a julho, com direito a um grace period de um mês por minha conta para viajar pelo país se eu quisesse. Larguei tudo e fui. Meu plano era fazer tudo que ficou faltando da primeira vez. Além de visitar novamente os parques de Orlando que eu já havia conhecido, que então já estavam mudados, fiz questão de conhecer os waterparks Aquatica e Wet & Wild. Finalmente pude visitar o Wizarding World of Harry Potter dentro do parque Islands of Adventure da Universal Studios, que em 2009 ainda estava em construção. Eu sempre passava pela construção e ficava com vontade de entrar lá!

Wicked Por um erro nos planos, de novo eu não visitei o Disney Quest e nem fui a um cruzeiro da Disney, mas fui a uma espécie de balada noturna em alto mar, que foi bem mais barata e serviu pra matar a curiosidade de passear de navio. Já durante o grace period, voltei a Nova York e, desta vez, consegui ver o musical Wicked na Broadway, que eu tanto queria ver! Aproveitei para subir novamente ao Empire State, desta vez durante o dia. Fiquei na casa de um amigo brasileiro em Nova Jersey, e fomos juntos ao Medieval Times, um restaurante all you can eat com temática medieval onde ocorrem apresentações de luta de espadas, muito divertido! E, finalmente, conheci a Califórnia, incluindo Hollywood, a terra do cinema!

California Dreamin’

Universal Studios Hollywood

Não apenas visitei o parque Six Flags de Nova Jersey, como também o da Califórnia, e, de quebra, conheci o Universal Studios Hollywood, que é parecido com o de Orlando mas tem algumas attractions a mais, como o Studio Tour, um passeio guiado pela Universal Studios, onde se pode ver, entre outras coisas, o Bates Motel de Psicose. Andei pela Calçada da Fama, visitei o museu de cera Madame Tussauds Hollywood, entrei no Teatro Dolby (ex-Teatro Kodak, onde desde 2001 ocorre a cerimônia do Oscar, dentro de um shopping chamado Hollywood & Highland e bem ao lado do famoso Teatro Chinês), caminheiTeatro Dolby pelo famoso Píer de Santa Monica, passei pelas mansões dos astros em Beverly Hills e arredores, fiz o Sony Pictures Studio Tour, onde vi cenários de Gremlins e do primeiro Homem-Aranha, e ainda fiz o Warner Bros. Studio Tour, onde pude visitar o cenário do Central Perk de Friends.

Só me arrependo de não ter me planejado melhor para fazer também o Paramount Studio Tour. No dia em que pretendia fazer esse passeio, descobri que era feriado nos EUA e tudo estaria fechado. E, novamente, não fui à San Diego Comic-Con, porque não tive tempo hábil e nem dinheiro para isso. Mas comprei mais coisas do que da outra vez.

Meu Casamento

Casamento

Depois de um período sombrio da minha vida, as coisas começaram a melhorar. Após muitas idas e vindas, voltei a sair novamente com minha primeira namorada, a Marina, que conheci em 2002. Nos tornamos noivos em 2013 e, enfim, nos casamos em 2014! O casamento foi o dia mais feliz da minha vida! Fizemos nossa lua de mel no Costão do Santinho, e, no ano seguinte, durante as férias, fizemos um mochilão pelo Nordeste, começando em São Luís do Maranhão e descendo até Recife. Já em 2016, visitamos minha família por parte de mãe em Goiás, que eu não via desde criança. Foi muito bom ver todo mundo!

Ao longo desses anos, ainda fortaleci meus laços com a família da Marina, que se tornou também minha família, e com alguns ótimos amigos que se tornaram presença constante em nossa casa. Considerando tudo isso, posso dizer que de 2012 até o ano passado minha vida melhorou bastante!

Cyberpunk 2020

Cyberpunk 2020

De fato, eu costumava pensar na minha vida e na própria linha do tempo da Terra como um percurso de evolução, em que cada ano seria melhor do que os anteriores. Não sou dado a ver o passado com o olhar de quem pensa que antes as coisas eram melhores. Acho sempre que o futuro será melhor. Mas, agora, em 2020, sou obrigado a reconhecer que houve uma piora significativa. Se o ano de 2010 eu comparei ao filme 2010 - O Ano Em Que Faremos Contato, não posso deixar de comparar o ano de 2020 com o RPG Cyberpunk 2020. Parece que estamos mesmo vivendo uma distopia cyberpunk.

Alta tecnologia e baixa qualidade de vida. Um típico mundo cyberpunk! Sem querer parecer pessimista, sou obrigado a dizer que este está sendo o pior ano da minha vida desde 2011, simplesmente porque é, muito provavelmente, o pior momento da Terra desde a ascensão do nazifascismo no século 20. A catástrofe mais evidente é, claro, a pandemia de Covid-19, que restringe nossas liberdades e leva a milhões de mortes. Mas não é a única. Em paralelo com a pandemia temos uma crise política marcada pelo extremismo, não apenas no Brasil mas no mundo todo.

Engenharia do Caos

Cyberpunk 2077

Potencializando essa crise, temos o fenômeno da pós-verdade. A Internet nos trouxe muitas coisas boas, mas também abriu uma caixa de Pandora ao possibilitar que fake news se espalhassem numa velocidade alarmante, causando uma onda de desinformação que faz com que a população do mundo todo, perdendo a capacidade de diferenciar verdades de mentiras, passe a simplesmente escolher no que acreditar com base não nos fatos, mas sim nos apelos a suas emoções e ideias pessoais. Isso torna o mundo um lugar caótico.

Proliferam as teorias da conspiração. A ameaça da Covid-19 é real ou é uma farsa? A Amazônia está em risco ou está como sempre esteve? Tal político é um canalha ou é um salvador da pátria? Vacinas fazem bem ou fazem mal? A Terra é redonda ou é plana? O aquecimento global está sendo causado pela ação humana ou é natural? Escolha a verdade que te agrada mais, e a defenda até a morte! Com a ciência sendo posta em cheque, vivemos a ameaça de um retrocesso à Idade Média. Então, depois dos smartphones, prepare-se para um retorno das cotas de malha e das sangrias. É tendência!

Monty Python e o Cálice Sagrado

Uma Nova Esperança

É claro que nem tudo é tiro, porrada e bomba em 2020. Como cantou Eric Idle em A Vida de Brian, "olhe sempre para o lado bom da vida"! Também há coisas boas, pelo menos um pouquinho. Uma delas é a retomada do meu blog, com nova URL e novo visual. Outra é a retomada dos meus quadrinhos. Aproveitei o tempo livre ganho com a quarentena (que não foi tanto assim, mas ajudou) para voltar a desenhar histórias em quadrinhos, depois de uns bons anos ensaiando para isso. Ainda não vou retomar o site que eu tinha com meu irmão porque quero, primeiro, ter uma boa quantidade de HQs prontas para postar lá. De qualquer modo, meu foco serão os quadrinhos de agora em diante, com as resenhas servindo como um complemento, uma espécie de diário. Por enquanto, as HQs que eu for fazendo serão postadas numa conta do Instagram, que eu até já coloquei no ar: @dupratcomics

HQ Corona Story Preview

E as resenhas que eu postar no blog serão postadas também no meu Facebook @RubensDuprat e numa outra conta do Instagram, que eu já vou começar a divulgar: @viedigooqueachei

Quanto aos meus blogs anteriores, descobri que todos saíram do ar. A plataforma Zip.Net do UOL, onde estavam hospedados, não existe mais. Mas tudo bem! Eu tenho salvas em algum lugar as as resenhas que estavam lá, e quando achá-las vou transferí-las para o blog atual também.

Tenho ainda uma página @DupratComics no Facebook, que eu retomei ao mesmo tempo em que comecei a postar no Instagram de webcomics, e um Twitter abandonado que estou retomando agora para diversificar minhas redes sociais, com um novo nome de usuário: @RubensDuprat

Então, me siga na rede social de sua preferência e acompanhe as postagens do blog para estar sempre por dentro do que acontece no mundo da cultura pop! E comente aqui embaixo o que achou desta postagem. Você também já fez intercâmbio alguma vez? Pretende fazer? Já viajou pelo Nordeste? E o que está achando de 2020? É ou não é uma verdadeira distopia cyberpunk?

Um abraço e até a próxima!!!

Comentários

  1. Muitos lugares interessantes nos EUA! Alguns eu não conheço, outros ouvi(li) pela primeira vez aqui.

    Fiquei triste no início (seu irmão) e depois (esse ano horrível em que vivemos), mas fiquei feliz com a retomada do blog, dos quadrinhos e das memórias de boas lembranças!

    Altos e baixos... faz parte, mas o mais importante é o XP que a gente ganha! Que venham novas aventuras!

    ResponderExcluir

Postar um comentário