Uma Comédia Romântica Adolescente
Recentemente tomei a decisão de ver todos os animes disponíveis na Netflix (sei que vai ser difícil, porque já são muitos, mas vou tentar), e, depois de Fullmetal Alchemist e Nozaki-kun, escolhi meio por acaso ver Toradora! (também disponível na plataforma Crunchyroll), que apareceu na lista de recomendações. Foi uma agradável surpresa.
Eu não sabia nada sobre Toradora! quando comecei a ver o anime, e no começo até achei que fosse algo relacionado a artes marciais, já que a protagonista feminina Taiga Aisaka anda sempre com uma espada de madeira, mas na verdade é uma comédia romântica adolescente. E, embora histórias desse tipo sejam geralmente vistas como algo feito para meninas, o que classificaria o anime como um shojo, Toradora! é classificado no Japão como um shonen, ou seja, é feito para meninos.
Essa classificação se deve ao fato da história ser contada do ponto de vista do protagonista masculino, mas, na prática, o anime consegue agradar tanto homens quanto mulheres, podendo perfeitamente ser visto por ambos.
O Tigre e o Dragão
Taiga é uma garota baixinha mas muito zangada, que por isso recebeu na escola o apelido de Tigresa de Bolso. É um legítima tsundere, como são chamadas personagens de mangá que alternam entre uma personalidade agressiva e uma amorosa.
Por acaso, ela faz amizade com Ryuji Takasu, que, por causa da aparência intimidadora herdada de seu pai, é visto na escola como um delinquente, mas na verdade é um garoto bem certinho, que adora limpar a casa, cozinha bem e até costura.
Ryuji é órfão de pai de vive com sua mãe, que é bastante desleixada e parece até mais nova do que ele, tanto no comportamento quanto na aparência. Ryuji não se lembra de seu pai, mas, pelo que ele sabe, seu pai era um criminoso, e isso o leva a odiá-lo.
A relação de Taiga com seus pais também não é das melhores. Taiga viva sozinha num apartamento do qual ela não sabe cuidar, e, vizinha de Ryuji, acaba passando mais tempo no apartamento dele, sendo bem acolhida pela mãe do rapaz.
O título Toradora! vem justamente dos dois protagonistas. Na língua japonesa, "taiga" significa "tigre", sendo sinônimo de "tora", e daí vem a primeira parte do título, em referência à Taiga. A segunda parte vem de "doragon", transcrição da palavra inglesa "dragon" para o japonês, uma referência ao Ryuji, pois, assim como "doragon", "ryu" significa "dragão". Assim temos, no título e nos personagens, o tigre e o dragão.
Um Pacto de Ajuda no Amor
A amizade da dupla começa quando Ryuji descobre que Taiga é apaixonada pelo melhor amigo dele, o estudioso Yusaku Kitamura, vice-presidente do conselho estudantil. Para animá-la, ele conta a ela que também tem uma paixão secreta, justamente pela melhor amiga dela, a animada e meiga Minori Kushieda.
Assim, Taiga e Ryuji fazem um pacto de ajudar um ao outro no amor. Ela se compromete a ajudar o amigo a conquistar Minori, contanto que ele a ajude a conquistar Yusaku.
É claro que as coisas vão se mostrando mais complexas do que pareciam no início, e o surgimento da bela Ami Kawashima na escola, completando a trupe dos personagens principais, ajuda a complicar tudo. Ami trabalha como modelo e é vista como gentil e madura, mas esconde uma personalidade arrogante, que Yusaku, por seu seu amigo de infância, conhece muito bem.
Light Novels
Como muitos animes recentes, Toradora!, produzido pelo estúdio J.C.Staff entre 2008 e 2009 com 25 episódios no total, é inspirado numa série de light novels. Publicada no Japão ao longo de cinco anos, a série teve dez romances mais alguns capítulos especiais e um spin-off dividido em três volumes, o último deles lançado em 2010 para comemorar o Ano do Tigre. Tem como autores a escritora Yuyuko Takemiya e o ilustrador Yasu. Foi lançada no Brasil em 2018 pela editora NewPOP durante o evento Anime Friends.
Teve também uma adaptação para mangá ilustrada por Zekkyo, um jogo estilo visual novel produzido para PlayStation Portable e até um programa de web rádio lançado para promover o anime, com os próprios dubladores.
Embora flerte um pouco com o estilo harém, Toradora! consegue fugir do clichê, e se sai muito bem! É uma obra sensível e divertida.
Sua Vez!
E você, já viu Toradora!? Leu as light novels? Gosta de comédias românticas? Quero saber sua opinião!
Siga o blog no Instagram, no Facebook ou no Twitter para estar sempre por dentro das novas resenhas, compartilhe a resenha nas suas redes sociais para ajudar o blog a crescer, aproveite para ler meus quadrinhos, e deixe seu comentário aqui embaixo!
É sua vez de dizer o que achou! 😊
Comentários
Postar um comentário