Encontrei por acaso o anime Nozaki-kun (Gekkan Shoujo Nozaki-kun, de 2014) no catálogo da Netflix, e este acabou se revelando o anime mais engraçado que eu já vi! É hilário! E a diversão já começa na abertura, com o empolgante tema Kimi Janakya Dame Mitai cantado por Masayoshi Oishi. Deu vontade de saber japonês pra cantar junto!
Sátira ao Gênero Shoujo
Pela descrição, Nozaki-kun a princípio me pareceu uma comédia romântica como qualquer outra dentro do gênero shoujo (termo japonês também romanizado como shojo), tradicionalmente direcionado a jovens garotas. Achei que seria uma boa opção para ver com minha esposa Marina, e começamos a vê-lo, mas logo descobri que não é exatamente um anime shoujo, e sim uma sátira ao gênero shoujo.
Como de costume no gênero, a protagonista Chiyo Sakura é uma estudante romântica mas insegura, que se apaixona por um rapaz que lhe parece bom demais para ela. Porém, a metalinguagem já começa na profissão do rapaz, o alto, sério e avoado Umetarou Nozaki, que, ao mesmo tempo em que faz o ensino médio, trabalha como mangaká, ou seja, um autor de mangás. E ele é especializado justamente em mangás shoujo.
Assim como o famoso mangá Bakuman, que também mostra o cotidiano dos mangakás, Nozaki-kun mostra como os mangás são feitos, só que de um ponto de vista satírico. São mostrados detalhadamente o material de trabalho do mangaká, seu processo criativo, a busca de inspiração, a conciliação do trabalho com a vida pessoal e sua interação com seus assistentes e os editores.
Assistentes e Tanukis
Uma das coisas mais engraçadas é o editor obcecado por tanukis (o tanuki ou cão-guaxinim, para quem não conhece, é um animal japonês semelhante a um guaxinim, que inclusive aparece em alguns jogos do Mario na figura do Tanooki Mario), que força os mangakás que trabalham para ele a inserir tanukis em todas as histórias!
Os assistentes de Nozaki, em si, com seus respectivos interesses românticos, satirizam os principais estereótipos dos mangás shoujo, a começar pela própria Sakura, que é contratada para pintar as partes pretas dos desenhos, o que é chamado de beta. Há três outros:
-Mikoto Mikoshiba, responsável por desenhar os efeitos visuais (por exemplo, flores em volta de um personagem para destacar seu romantismo), é um rapaz popular com as garotas mas que se revela tímido e inseguro a ponto de não querer se envolver com nenhuma e, sem saber, serve como inspiração para a heroína do mangá de Nozaki;
-Masayuki Hori, responsável por desenhar os planos de fundo (por exemplo, móveis e prédios) é o melhor ator do clube de teatro da escola mas, por ser baixinho, prefere dirigir as peças, tendo uma relação conturbada com a alta Yuu Kashima, que, por seu visual andrógino, é sempre escalada para papéis masculinos em suas peças;
-Hirotaka Wakamatsu, responsável por colar as retículas que servem para sombrear os desenhos do mangá (também chamadas de screentones), é um jogador de basquete que sofre de insônia devido aos abusos da jogadora Yuzuki Seo, que é distraída a ponto de não perceber que é inconveniente.
Baseado num Yonkoma
Nozaki-kun subverte os clichês do gênero mostrando que os mangás shoujo e a realidade são coisas bem diferentes, numa constante quebra de expectativa. Além de estar disponível dublado no Netflix, foi transmitido no Brasil legendado através do serviço de streaming Crunchyroll, especializado em animes.
O anime tem apenas doze episódios de aproximadamente 20 minutos cada, mas é adaptado de uma série de mangás bem longa, lançada em 2011 e publicada ainda hoje na revista Gangan Online pela editora Square Enix, com texto e ilustrações da mangaká Izumi Tsubaki. O mangá segue o estilo yonkoma ou 4-koma, que é como são chamadas as tiras cômicas japonesas, sempre com quatro quadros.
Achei o anime ótimo, e fiquei muito interessado no mangá. Vou procurar para ler!
Sua Vez!
E você, já viu Nozaki-kun? Já conhecia os yonkomas? E o que acha dos mangás shoujo? Quero saber sua opinião!
Siga o blog no Instagram, no Facebook ou no Twitter para estar sempre por dentro das novas resenhas, compartilhe a resenha nas suas redes sociais para ajudar o blog a crescer, aproveite para ler meus quadrinhos, e deixe seu comentário aqui embaixo!
É sua vez de dizer o que achou! 😊
Comentários
Postar um comentário